Há uma semana no comando técnico do Botafogo, Geninho deve realizar nos próximos dias uma redução no elenco alvinegro. Atualmente, 35 jogadores compõem o grupo, mas o treinador já avisou que gosta de trabalhar com em média 28 atletas.
Cinco jogadores devem ser liberados para procurar outro clube. A começar no gol: Marcos Leandro, cujo contrato se encerra no próximo dia 1º de agosto; e Roger, que tem contrato até o fim da temporada mas espera acordo para encerrá-lo em breve para se dedicar às eleições municipais em Cantagalo (RJ), sua cidade natal.
Os apoiadores Abedi (com contrato até o fim desta temporada), Adriano Felício (cujo acordo vai até abril de 2009) e Marcelinho (que está emprestado pelo Villa Rio até dezembro) também devem sair.
Abedi já recebeu proposta do América-RN e Adriano Felício, do Bahia.
Além deles, o técnico Geninho deve também observar jogadores oriundos das divisões de base. Atualmente, treinam com o elenco principal os goleiros Renan (titular em 12 jogos este ano) e Luís Guilherme (de apenas 16 anos), o lateral-direito Índio e os volantes Wellington Júnior e Jougle.
Há a possibilidade destes jogadores que têm contrato até o fim da temporada integrarem a equipe B que participará de um torneio na Suíça em julho, que contará com a participação do português Vitória de Guimarães, do alemão Wolfsburg e do local Young Boys.